Actualités
Suivez les événements les plus importants ici
Técnicos do MIOTH visitam obras do Porto Inglês
17/05/2021
No Dia Mundial da Internet e das Telecomunicações destacamos os benefícios do investimento nas novas tecnologias de informação e comunicação e como esta acção tem impactado positivamente nos serviços da Enapor
Nos finais dos anos 80 a ENAPOR iniciou a sua informatização com a aquisição de computadores e posterior instalação da rede informática em dois dos maiores portos: Porto Grande e Porto da Praia.
Com a infraestrutura de rede montada avançou-se com a aquisição de softwares financeiros e de gestão portuária.
Em 2012 iniciou-se o projecto JUP (Janela Única Portuária), que entrou em produção em 2013 em todos os portos de Cabo Verde.
Com esse sistema implementado, a ENAPOR teve muitos ganhos entre os quais:
• Redução na utilização de papel.
• Maior eficiência portuária – melhores práticas nos portos.
• Simplificação processual e administrativa.
• Aumento do controlo e fiscalização das mercadorias.
• Capacidade para produzir mudanças a médio e longo prazo sustentáveis e eficientes para a competitividade dos Portos de Cabo Verde.
• Possibilidade de se reunir em um único sítio todas as informações referentes à atividade portuária.
Em 2019 a ENAPOR disponibilizou, no site institucional, um novo modelo de apresentação dos dados estatísticos, com a utilização de ferramenta Power BI.
O Dashboard e o Boletim Estatístico fornecem informação estatística da actividade portuária e indicadores de gestão com maior fiabilidade dos dados e em conformidade com os padrões internacionais, Sempre com o objectivo de inovar e pensando na digitalização portuária entrou em produção, em 2021, dois sistemas que vieram facilitar e melhorar os processos em duas áreas importantes do porto, os armazéns e a estiva.
Em Fevereiro de 2021, em parceria com a Casa de Cidadão e a NOSI, a ENAPOR lançou o sistema de Agendamento Online para o atendimento nos armazéns de pequenas encomendas.
Em Março de 2021, a Plataforma de Estiva Eletrónica entrou em produção com o objetivo principal de automatizar os processos de recrutamento dos colaboradores de mão-de-obra portuária e planear antecipadamente os trabalhos na estiva, permitindo a promoção da transparência nas operações e a otimização na gestão dos processos. O serviço garante ainda o processamento automático de listagens e o envio de SMS a cada trabalhador, evitando assim deslocações desnecessárias ao porto.
A informatização é um processo continuo e em constante alteração, portanto a automatização dos processos, através da modernização tecnológica, é uma das principais apostas da ENAPOR pois, permite o aumento da produtividade e competitividade da empresa, assim como o investimento em sistemas mais eficientes de gestão da informação gera valor agregado para o cliente.