Actualités
Suivez les événements les plus importants ici
Porto Grande accueille un séminaire d'évaluation de la sûreté des installations portuaires et des plans de sûreté des installations portuaires
25/06/2024
No âmbito do Plano de Investimentos, os Portos de Cabo Verde reforçam o parque de equipamentos com novas aquisições, mobilidade e rentabilização de equipamentos entre os portos, visando ajustar às necessidades operacionais de cada estrutura.
O Porto Inglês recebeu uma auto-grua com capacidade para movimentação de até 35 tons, sendo que é a primeira grua do parque de equipamentos do porto, estando agora apto para movimentação vertical de cargas.
No Porto Vale Cavaleiros, relativamente a movimentação vertical, num quadro de mobilidade e rentabilização dos equipamentos, associado ao volume do tráfego do porto, foi deslocalizada a grua de 130 tons para o Porto Grande, e ao Porto de Vale de Cavaleiros foi alocada uma grua de 90 tons, capacidade que responde em pleno ao tráfego atual no porto, e com margem futura de 8 a 10 anos. O equipamento é de fácil manuseio, a manutenção menos dispendiosa e no que tange ao consumo do combustível é mais econômico. Foram estas as razões consistentes que ditaram e viabilizaram a transferência.
Por outro, o parque de equipamentos do Porto de Vale de Cavaleiros foi reforçado com a alocação de um empilhador ReachStacker de 45 tons, com capacidade para movimentação de contentores de 20 e 40 pés e empilhamento de até 5 contentores. Este equipamento trará maior eficiência e eficácia na movimentação de mercadorias, permitindo dar resposta atempada aos operadores econômicos da ilha do Fogo, e sobretudo nas operações com navios porta-contentores.
O Porto da Praia foi reforçada a sua capacidade de movimentação horizontal, com a aquisição de um empilhador ReachStacker de 45 tons e um trator de terminal portuário, com capacidade para 65 tons.
No Porto Grande, o parque de equipamento reforçou a sua capacidade de movimentação horizontal com a dotação de um empilhador ReachStacker de 45 tons, e um trator de terminal portuário, com capacidade para 65 tons. A sua capacidade de movimentação vertical, também foi beneficiada com a alocação de uma auto-grua, com capacidade para 130 tons. É a primeira vez que o Porto Grande é contemplado com esta capacidade em termos de movimentação vertical.
São investimentos que rondam os 160 mil contos, tudo em prol da responsabilidade assumida pela autoridade portuária, e em linha com o serviço público, moderno eficiente e de qualidade, aumentado a produtividade dos portos, garantindo assim melhorias no sistema logístico portuário.