Actualités
Suivez les événements les plus importants ici
Porto Grande accueille un séminaire d'évaluation de la sûreté des installations portuaires et des plans de sûreté des installations portuaires
25/01/2024
No âmbito do plano de investimentos concebido para os próximos anos, visando a edificação de projetos estruturantes para os Portos de Cabo Verde, estão em curso várias obras que visam a melhoria nas infraestruturas portuárias, com destaque para a construção do Centro de Expurgos, no Porto Novo, do Espaço Social de Mão de obra Portuária e a reabilitação do cais de Cabotagem, no Porto da Praia, e ainda a construção da Gare Marítima, no Porto Inglês.
Em fase inicial de construção, as obras do Centro de Expurgo — Centro de Inspeção e Embalagem de Produtos Agrícolas do Porto Novo decorrem conforme planeado, tendo sido concluídas as fundações (sapatas e vigas), e estando atualmente na execução de confrangem e betonagem dos pilares e do muro que sustentarão o novo edifício.
Já a empreitada de construção do Espaço Social de Mão de obra Portuária do Porto da Praia encontra-se na sua fase final. As obras decorrem a um ritmo normal, não obstante, o atraso verificado de cerca de um mês em relação à duração inicialmente prevista, que se deveu a necessidade de intervenções na fundação do espaço. O término das obras está previsto para meados do mês de fevereiro de 2024, estando neste momento na fase de acabamentos.
A empreitada de execução das obras de Reabilitação do Cais de Cabotagem do Porto da Praia, que englobam a reabilitação do piso e das vigas de coroamento dos molhes de atracação permitindo o reenquadramento do espaço com novo Plano de Reordenamento Terrestre do Porto, tem como objetivo melhorar a qualidade de tráfego de pessoas e equipamentos no Cais de Cabotagem bem como a segurança dos utentes que por ali trafegam e assim impulsionar o desenvolvimento económico de Cabo Verde. Com uma duração prevista de 8 meses, as obras encontram-se na fase inicial, com a demolição dos pisos e vigas de coroamento dos molhes de atracação 6 e 7.
Na ilha do maio, deu-se início, no dia 17 de janeiro, às escavações das fundações para a construção da Gare Marítima, Guarita, Balneários e Refeitórios do Porto Inglês. Estas obras estão enquadradas no projeto de requalificação do Porto Inglês e ocuparão uma área de 950 m² no interior do recinto portuário. A obra terá uma duração de 14 meses.