Empresa
Quem Somos
A ENAPOR
Sejam bem-vindos ao novo website da ENAPOR!
A administração da ENAPOR pretende que os Portos de Cabo Verde sejam estrategicamente orientados para uma gestão integrada de toda a cadeia de negócios logística e marítima, tendo em conta a simplificação de processos nas suas diferentes vertentes: transporte, produção, armazenagem, distribuição e outros serviços de valor acrescentado.
Um dos objectivos essenciais da Empresa é transitar de um sistema portuário tradicional (cadeia de transporte e distribuição) para um sistema portuário moderno (cadeia logística e de transporte), com o intuito de fazer da ENAPOR uma empresa forte, dinâmica e financeiramente sustentável.
Consciente do seu papel de prestadora de serviços portuários, de concessionária geral das infra-estruturas marítimas e portuárias, e ainda de promotora da integração da cadeia de negócios da “economia azul” em Cabo Verde, a ENAPOR tem vindo a implementar uma série de medidas direccionadas para a melhoria contínua dos seus serviços e da sua relação com os clientes. É nesse sentido que disponibilizamos esta nova ferramenta de comunicação, visando facilitar o contacto entre todos os portos do país e, principalmente, o acesso às informações de transacções comercias efectuadas com a ENAPOR de forma rápida, segura e organizada.
Aos nossos clientes e parceiros de negócios, deixamos aqui o reconhecimento pelo esforço realizado durante todos estes anos, esperando continuar a merecer a vossa confiança para o permanente desenvolvimento do sistema portuário nacional e, consequentemente, da economia de Cabo Verde.
Presidente do Conselho de Administração
Ireneu Camacho
Quem Somos
Criada a 1 de Setembro de 1982, a ENAPOR é uma sociedade anónima de capitais públicos, detidos directa e exclusivamente pelo Estado de Cabo Verde.
A sociedade, enquanto concessionária geral dos portos, tem por objecto a administração, gestão e exploração económica dos Portos de Cabo Verde, terminais e zonas de jurisdição portuária, cuidando da sua conservação, planeamento e desenvolvimento, abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe sejam ou venham a ser cometidas.
O portfólio da Empresa é constituído pelos serviços de pilotagem, reboque, amarração/desamarração, atracação/desatracação, equipamentos, tráfego de mercadorias, armazenagem, fornecimento de energia e água e bunkering .
A Empresa está presente nas 9 ilhas habitadas do país, unindo-as entre si e ligando-as ao mundo, através de infra-estruturas que garantem a prestação de serviços com a qualidade e a segurança almejadas.
Com mais de 40 anos no mercado, a ENAPOR é uma das referências do sector empresarial cabo-verdiano, assentando o seu sucesso em profissionais qualificados e motivados, movidos pelo espírito de equipa e foco no cliente.
Organização focada em garantir um serviço de excelência a todos os clientes.
Órgãos Sociais
O modelo de governo societário em vigor
na ENAPOR compreende uma estrutura organizativa constituída pela
Assembleia-Geral, pelo Conselho de Administração e por um Fiscal Único, com
poderes conferidos pelos Estatutos da Empresa, Estatuto do Gestor Público e
leis aplicáveis ao sector público empresarial.
Missão, Visão e Valores
Garantir a prestação de serviços eficientes e de qualidade aos clientes dos Portos de Cabo Verde, assegurada por profissionais qualificados e motivados, com base em infra-estruturas e equipamentos adequados, com segurança e respeitando o ambiente e os requisitos técnicos mínimos estabelecidos, de maneira a potenciar a unificação do mercado interno e a sua integração competitiva na economia mundial, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável do país.
Fazer dos portos nacionais o elo privilegiado de unificação do mercado interno, a “âncora” da economia marítima nacional e um centro de prestação de serviços marítimo-portuários de referência internacional no Atlântico Médio, contribuindo activamente para a inserção competitiva de Cabo Verde na economia global.
VISÃO
VALORES
Ambiente : ver a integração e a sustentabilidade ambiental das operações como um valor de dignidade corporativa.
Cliente : ter o cliente como o valor primeiro da nossa razão ser.
Inovação : procurar sempre a inovação com vista a uma maior competitividade.
Responsabilidade Social : além do desenvolvimento das nossas actividades económicas, que devem desenrolar-se de forma socialmente equilibrada e em benefício dos cidadãos em geral, procurar reservar uma atenção especial ao bem público e ao bem-estar e segurança dos nossos colaboradores e trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país por via da intervenção comunitária, através da promoção de acções de sensibilização da consciência ambiental e cívica.
Rigor : incrementar o nível individual de aperfeiçoamento em todas as execuções e exercícios das actividades portuárias.
Segurança : considerar a segurança um imperativo do sector marítimo e portuário.
Transparência : fazer uso da transparência nos procedimentos com os nossos stakeholders .
ORGANOGRAMA
Eneida Gomes
Adm. Executiva
Ireneu Camacho
PCA
Eduardo Lima
Adm. Executivo
Gilson Cruz
Director
Nelson Santos Martins
Director
Eliseu Silva
Director
Rogério Pinto
Director
Carlos Delgado
Director
Mª Cesaltina Semedo
Directora
Sara Figueiredo
Directora
Cátia Almeida
Directora
Alcídio Lopes
Director
Sónia Santos
Directora
Osvaldo Lopes
Director
Edmar Santos
Administrador-delegado
Nelson Freire
Administrador-delegado
Élio Moreira
Director
José Lima Duarte
Director
Francisco Machado
Director
Ana Mendes
Directora
Neliza Oliveira
Directora
António Varela
Director
Alexandro Lima
Director