Notícias
Acompanhe aqui os acontecimentos de maior destaque
Nota de Esclarecimento
23/04/2020
Na sequência da notícia veiculada pela Televisão de Cabo Verde, no Jornal da Noite do dia 22 de Abril, em que pessoas que circulam a volta do Porto Grande acusam a ENAPOR de tratamento discriminatório, a empresa esclarece o seguinte:
1. Tendo em conta o Estado de Emergência que o país vive e as recomendações de prevenção ao Covid-19 das entidades sanitárias, a ENAPOR adoptou um novo método de chamadas para o trabalho de estiva via SMS, que passou a vigorar desde o dia 18 de Abril, no Porto Grande do Mindelo, como forma de evitar a aglomeração de pessoas no espaço portuário e solicitou a todos os colaboradores efectivos e pessoas ocasionais que fosse facultado os seus números de telefone móvel aos responsáveis da mão-de-obra portuária, a fim de se garantir a referida comunicação.
2. Convém realçar que a lista de chamada é rotativa e está a ser seguida com o rigor que se exige, tendo sido recrutado, desde o dia da aprovação do novo método até ao dia de hoje, um total de 896 trabalhadores. Portanto, a empresa não pode ser responsabilizada por aqueles que não disponibilizaram o seu contacto para o envio de SMS.
3. O movimento de pescado gerado no Porto Grande tem tido um impacto económico significativo na ilha, e embora seja sazonal, decorre de Abril a Outubro, envolve diariamente centenas de trabalhadores efectivos e pessoas ocasionais nas operações de descarga. Os trabalhadores presentes na referida peça noticiosa são pessoas ocasionais, sem vínculo com a empresa, ao contrário do que alegam. Daí não ser razoável, considerar-se que, as opiniões veiculadas por apenas quatro pessoas refletem o sentimento e o pensamento comum de um universo que abrange cerca de 1.300 trabalhadores.
4. Não há da parte da empresa, nem dos
seus responsáveis, qualquer interesse em discriminar ninguém, pelo contrário, a
preocupação maior é que os portos tenham cada vez mais movimentação de
mercadorias e, desta forma, proporcionar mais trabalho e rendimento para as
famílias, sobretudo neste momento em que outras atividades estão totalmente
paralisadas.
A ENAPOR reitera o seu compromisso em garantir o cabal cumprimento das medidas de prevenção no combate ao Covid-19.
Todos têm responsabilidades e desempenham um papel importante neste contexto difícil em que vivemos, onde é preciso uma informação clara, simples e honesta. Pelo exposto, lamentamos o facto da Televisão de Cabo Verde não ter entrado em contacto com a empresa para receber informações e ouvir o contraditório.
Conselho de Administração