Notícias
Acompanhe aqui os acontecimentos de maior destaque
Dia Internacional da Mulher: A liderança feminina nos portos
08/03/2019
Não obstante a supremacia numérica masculina no sector portuário (num universo de 934 trabalhadores, apenas 11% são mulheres), a ENAPOR tem apostado na liderança feminina pois, pela primeira vez na história da empresa, o Conselho de Administração integra uma mulher. Além disso, a empresa dispõe de duas mulheres na liderança dos Portos, uma à frente do Porto Vale de Cavaleiros, no Fogo, e outra à frente do Porto de Tarrafal, em São Nicolau. A Direcção de Recursos Humanos é também liderada por uma mulher e há outros cargos intermédios chefiados por mulheres.
“Iniciei as minhas funções com otimismo e espírito de entrega”
A Directora do Porto Vale de Cavaleiros, Dra. Rita Barbosa, iniciou as suas funções em Fevereiro de 2017. Colaboradora da empresa há já alguns anos, tinha uma apurada noção do ambiente de trabalho que lhe esperava. “Estava consciente de que teria de ultrapassar muitas escolhas, saber lidar com diferenças, gerir metas, gerir expectativas e cumprir objetivos”, realça Rita Barbosa que diz ter depositado todas as esperanças nos seus colaboradores directos e nos outros colegas, da Administração Central e/ou doutros portos, “cada um com o seu saber fazer e com a sua experiência acumulada”.
Garante que tem sido uma caminhada profissional tranquila, embora tenha tido que enfrentar um momento de particular turbulência social, aquando da tentativa de regularizar a situação de alguns trabalhadores do Serviço de Mão-de-Obra Portuária, que, felizmente, teve um bom desfecho.
“Iniciei as minhas funções com otimismo e espírito de entrega”, afirma e garante que é com este mesmo espírito que pretende dar continuidade ao seu percurso como directora do Porto de Vale de Cavaleiros.
“Aos poucos as mulheres estão ganhando espaço no Sector Marítimo-Portuário”
A Dra. Maria Almeida Conceicao, é Directora do Porto de Tarrafal, em São Nicolau e afirma que este desafio foi a concretização de um grande sonho. “Pretendo não parar por aqui, a minha intensão é continuar nesse ramo que é de extrema importância para Cabo Verde”, diz Maria Conceição.
A Directora do Porto de Tarrafal reconhece que são muitos os desafios, pois afirma que “vivemos numa sociedade em que as mulheres ainda continuam a ser vistas como um ser inferior, limitado e incapaz. Por isso não é uma tarefa fácil mostrar que somos tão eficientes quanto os homens para assumir postos de chefia”.
“Aos poucos as mulheres estão a ganhar espaço nesse Sector Marítimo-Portuário. O trabalho esta ligado á capacidade técnica de lidar com as situações e tal como a mulher, o mar é a verdadeira natureza humana, é a fonte de vida”, afirma.
A ENAPOR dedica o Mês de Março a todos as colaboradoras da empresa pelo esforço abnegado, dedicação e emprenho em prol dos objectivos da instituição.