Notícias
Acompanhe aqui os acontecimentos de maior destaque
COMUNICADO
17/12/2018
Na sequência do anúncio de uma manifestação pacífica dos trabalhadores portuários afectos à Administração do Porto Grande, no Mindelo, enviado pelo SIACSA, e, convindo elucidar o público em geral sobre as razões invocadas para a citada manifestação, vem o Conselho da Administração da ENAPOR esclarecer o seguinte:
1. O reajuste salarial de 2,2% resultou de uma decisão do Governo saída do último Conselho de Concertação Social, tendo a ENAPOR, após análise da conjuntura interna, acordado a sua aplicação para o ano de 2019, comunicando antecipadamente a todo o seu colectivo laboral.
2. De realçar que nenhum trabalhador de qualquer porto do País manifestou algum desagrado sobre o aumento salarial, pelo que não se entende a reivindicação dos trabalhadores de mão-de-obra portuária, ora apresentada.
3. A Administração da ENAPOR prima pelo rigoroso cumprimento da lei e, acima de tudo, pelo respeito dos direitos dos seus colaboradores, pelo que refuta, qualquer acusação de desrespeito e falta de dignidade na gestão dos seus Recursos Humanos.
4. Não obstante reconhecer o direito dos trabalhadores à manifestação e respeitar o seu exercício, entende o Conselho de Administração que não se verificam, no momento, motivos que o justifiquem. No entanto, reafirma a total abertura da ENAPOR em discutir e resolver, em sede própria e em estreita colaboração com os parceiros (trabalhadores, sindicatos), as questões relacionadas com o dia-a-dia da empresa, sempre norteada pelos princípios do respeito mútuo, da boa-fé e da colaboração institucional.