Notícias
Acompanhe aqui os acontecimentos de maior destaque
"Com a inauguração das obras do Porto Inglês, a ilha do Maio vai conhecer uma nova era” – MM, Abraão Vicente
25/08/2022
Com 300 metros de cumprimento, uma profundidade variável até 15 metros, duas rampas para navios roll-on/roll-off, quebra-mar, duplicação do terrapleno, o novo Porto Maio, cuja obra da primeira fase estará concluída em breve e entregue à população maiense e cabo-verdiana a 7 de setembro, vésperas das festas da ilha, trará uma nova dinâmica ao Porto Inglês.
O Ministro do Mar, Abraão Vicente, saiu muito satisfeito da visita técnica efetuada, na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, para acompanhar o andamento das obras de expansão e modernização do Porto Inglês, na ilha do Maio e ver, in loco, o processo de conclusão das obras deste empreendimento portuário.
“Este porto trará uma nova movimentação á ilha do Maio”, afirmou o governante no final da visita.
Orçado em 1 milhão, novecentos e 10 mil contos, o Porto da ilha do Maio recebe obras de expansão e reabilitação, com a colocação de vigas laterais e paralelas que sustentam a plataforma de betão, substituição de betão antigo de recobrimento, substituindo parte da armadura, em quase toda a sua extensão, construção de duas rampas de betão e colocação de rampa metálica equipadas com cabeços de amarração e defensas apropriadas para receber navios para o dimensionamento da estrutura do cais, entre outros. Tudo para garantir melhor qualidade do cais, melhor serviço, segurança dos passageiros e das cargas e melhor fluxo.
“Temos que estar preparados para uma nova era para a ilha do Maio a partir do momento que o porto seja inaugurado. Estou muito satisfeito com a qualidade da obra, após as garantias que nos deram. Basicamente passamos de ter zero dias de rampa roll-on/rool-off para termos, pelo menos, 300 dias ao ano. Será um novo momento para a ilha do Maio, como tem tido o presidente da câmara e esperamos que seja de facto o recomeço ou o relançamento para tudo aquilo que tenha a ver com projetos imobiliários, turísticos, desenvolvimento e claramente Maio apresenta-se, também, para a ilha de Santiago como uma nova oportunidade de oferecer a capital do país um novo espaço territorial para lazer, entretenimento e investimento”.
Para além das obras de expansão e reabilitação no Porto da ilha do Maio, será, também, construída uma Gare Marítima financiada em 45 mil contos pela Enapor. O processo já está na sua fase de contratação para a execução das obras e irá ocupar uma área de 800 metros quadrados.