Notícias
Acompanhe aqui os acontecimentos de maior destaque
6.º edição das Jornadas Portuárias acontece sob signo da Transformação e Desenvolvimento
28/02/2024
A 6.ª edição das Jornadas Portuárias da ENAPOR, que se realizam entre os dias 28 e 29 de fevereiro, na ilha do Maio, acontece sob o lema “Ondas de Mudança: Adaptação, Transformação e Desenvolvimento no Setor Portuário Nacional”.
As Jornadas Portuárias da ENAPOR, desde 2017, têm-se revelado um espaço de reflexão que permite avaliar os desafios do sector portuário tendo em vista a gestão moderna e inovadora nos nossos portos, bem como incentivar e a promover a atividade portuária que é um dos maiores motores económicos do nosso país.
O Presidente do Conselho da Administração, Ireneu Camacho, na sua intervenção na sessão de abertura das Jornadas Portuárias, realçou o compromisso de continuar a perseguir e a delinear estratégias a médio e longo prazo, dirigidas principalmente às melhores soluções de prospeção e exploração dos serviços portuários do país, sustentadas no desenvolvimento tecnológico, na descarbonização dos portos e na modernização das infraestruturas.
O Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, presente na cerimónia de abertura, durante o seu discurso congratulou-se com a realização da 6.ª edição das Jornadas Portuárias na ilha de Maio, o que demonstra o reconhecimento do desenvolvimento da ilha nos últimos anos, decorrente também da reabilitação do Porto Inglês. Aproveitou o ensejo para parabenizar a ENAPOR pela iniciativa que visa a análise e reflexão em volta do seu principal objeto de atuação que são os Portos de Cabo Verde.
O Secretário de Estado das Finanças, Dr. Alcindo Mota, no seu discurso na sessão de abertura, que marcou presença d forma remota, saudou a iniciativa e frisou a importância ENAPOR na importação e exportação de bens, assim como a movimentação de passageiros entre as ilhas e a ligação com o mundo. Finalizou a sua intervenção com o anúncio da intenção do Governo de subconcessionar os serviços portuários por forma a aumentar a eficiência dos serviços portuários e fazer do país um centro de prestação de serviços no atlântico, tornando o país mais atrativo e competitivo no âmbito do setor portuário.
Ainda, durante a sessão de abertura, houve espaço para a revelação do Portuário do Ano, que este ano foi para o Diretor de Desenvolvimento e Manutenção de Infraestruturas, Dr. Osvaldo Lopes. Foram ainda distinguidos o Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Gestão de Concessões, Comandante José Fortes, e o Administrador-delegado do Porto da Praia, Dr. Nelson Freire, pelo desempenho durante o ano 2023.
As Jornadas Portuárias, no âmbito da Política de Responsabilidade Social, contam com uma vertente social, e para esta edição o apoio foi entregue à Escola Básica de Pilão Cão.
As Jornadas Portuárias continuam até amanhã, dia 29, com as sessões de trabalho internas, com a apresentação e apreciação de vários temas.