News
Follow the most important events here
Transbordo de pescado: Um segmento do negócio portuário em contínuo crescimento
04/07/2022
A cidade do Mindelo acolhe, de 4 a 17 de julho, o primeiro Stop Over da Regata Globe40, que traz ao país velejadores de várias partes do globo, numa competição cujo percurso foge dos padrões tradicionais, combinando performance desportiva, aventura e sensibilização para proteção dos mares.
Cabo Verde, pela posição geoestratégica foi escolhida com uma das paragens desta Volta ao Mundo, sendo Mindelo o primeiro ponto de paragem, após largada da primeira offshore em solo africado, no passado dia 26 junho em Tanger, Marrocos.
A primeira embarcação, e vencedor da primeira etapa desta competição internacional, chegou à baía do Mindelo ontem, dia 04 de Julho.
A tripulação do Veleiro MILAI 101 foi recebida a meio do canal São Vicente-Santo Antão, por volta das 14h30, numa receção simbólica que contou com a presença do Ministro do Mar, Abraão Vicente, Presidente do Conselho da Administração da Enapor, Eng. Ireneu Camacho, equipa e dirigentes do Ministério do Mar, da Enapor e Globe40, Polícia Marítima, Guarda Costeira e Comunicação Social.
Durante a conferência de imprensa, realizada hoje, dia 04, o Ministro do Mar reforçou a importância deste evento para a promoção externa do país. "Este é o objetivo principal, voltar a colocar Cabo Verde e Mindelo no mapa, através de um evento de alto valor acrescentado como a Globe40”, disse o governante.
O PCA da ENAPOR frisou também a grande visibilidade externa que este evento trará ao país, e em particular à ilha de São Vicente, e sua importância para o desenvolvimento do sector marítimo. "Cabo Verde assume-se cada vez mais como um service provider de excelência no corredor atlântico norte, reafirmando, assim, a importância do Sector Marítimo Portuário no desenvolvimento do país", realçou.
A Regata Globe40 permanecerá na ilha de São Vicente até o dia 17 de Julho, e durante este período estão previstas atividades diversas com vista à promoção da preservação dos oceanos e desenvolvimento sustentável.