News
Follow the most important events here
Transbordo de pescado: Um segmento do negócio portuário em contínuo crescimento
25/05/2020
Durante o período em que vigorou o Estado de Emergência na ilha de São Vicente, o Porto Grande recebeu 25 navios de pesca, dos quais onze navios atuneiros (arrastões) e catorze palangreiros.
Foram movimentados, durante o mesmo período, cerca de 6.381 toneladas de pescado, das quais 86% correspondem ao pescado congelado em salmoura.
Registou-se um crescimento significativo, correspondente a 14% de todo o movimento registado no ano transacto, perspetivando um desempenho excecional deste segmento de negócio no ano em curso, face ao período homólogo.
Em relação a quantidade global de pescado em salmoura movimentada: 3.965 toneladas correspondem ao pescado descarregado, enquanto que 1.528 toneladas correspondem ao tráfego de transbordo.
Para o efeito, foram recrutados 4.184 trabalhadores portuários e pagas remunerações brutas no valor total de 12.297 contos, das quais 5.014 contos a trabalhadores ocasionais.
O transbordo de pescado no Porto Grande do Mindelo é um dos segmentos do mercado portuário que tem vindo a registar um contínuo crescimento e tem sido uma importante fonte de rendimento para os trabalhadores portuários, igualmente para a comunidade portuária, com impacto significativo na economia da ilha e do país.
Leia também :