News
Follow the most important events here
Portos de Cabo Verde em fase de transição do sistema portuário tradicional para o sistema portuário moderno
14/11/2019
No âmbito das jornadas técnicas da 23ª edição da FIC – Feira Internacional de Cabo Verde, que decorre em Mindelo de 13 a 16 de Novembro, a ENAPOR participou hoje, dia 14, no Seminário "Conectividade Interlhas e Regional".
Jorge Pimenta Maurício, PCA da empresa, apresentou o tema "Os Portos e a Conectividade Interilhas e Regional" num painel composto por outros dois temas sendo "A Importância da Conectividade Interilha e Regional na Economia Nacional”, apresentada pelo Dr. Belarmino Lucas, Presidente da CCB, e "A Regulação Económica Cabo-verdiana" apresentada pelo Dr. João Gomes, Administrador da ARME.
Durante a sua intervenção, Jorge Maurício realçou a importância de hoje se projectar os Portos numa perpectiva de ser promotor e facilitador do investimento externo. "Cabo Verde precisa de Mercado", realçou.
Para o PCA da ENAPOR, é importante que se consiga fazer a transição do sistema portuário tradicional para o sistema portuário moderno com introdução de uma cadeia logística de transporte. Para o responsável da Administração dos Portos de Cabo Verde, trata-se de um imperativo para que se possa alcançar os objectivos de conectividade e produtividade almejadas.
Falou ainda dos projectos portuários em carteira com realce para o Centro Logístico e entrepostos de Mercadorias que para o responsável irá melhorar a conectividade e transporte em Cabo Verde já que irá disciplinar os processos inerentes ao serviço de entrega, transporte e recepção de cargas.
Para fechar a sua intervenção, apresentou os Índices de Conectividades marítima e portuária de 2018 que indicam uma média de 22 escalas diárias nos Portos Nacionais, movimentando por volta de 7.000 toneladas de mercadorias e 2.687 passageiro por dia.
Após apresentação dos temas, seguiu-se um debate moderado pelo Dr. Albertino Graça, Reitor da UniMindelo.