News
Follow the most important events here
Porto Grande hosts Port Facility Security Assessment Seminar & Port Facility Security Plans
27/01/2025
A parceria entre a ENAPOR e a Global Ports Holding (GPH) assinada na manhã de hoje, 27 de janeiro, visa apoiar o desenvolvimento, a gestão e o sucesso operacional do terminal. A GPH oferecerá consultoria especializada para garantir que o terminal opera de acordo com as melhores práticas globais. Isto inclui o apoio operacional durante a fase inicial, ao abrigo de um acordo que abrange cerca de três anos e meio, com opção de prorrogação por mais dois anos.
Com esta parceria, o Terminal de Cruzeiros do Mindelo (TCM) juntou-se à rede em expansão da GPH no Programa de Desenvolvimento de Destinos de Cruzeiros (PDDC), que visa aumentar o apelo de Cabo Verde através de estratégias de marketing, formação de partes interessadas e práticas de turismo sustentável alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Durante o ato de assinatura o PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho manifestou a sua satisfação pela parceria entre os Portos de Cabo Verde e a GPH. “Estamos confiantes de que esta parceria trará benefícios mútuos, melhorando as infraestruturas e serviços de uma das mais importantes portas marítimas de Cabo Verde, ao mesmo tempo que contribuirá para o crescimento e prosperidade contínuos do nosso país, principalmente no sector dos cruzeiros. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com a Global Ports para alcançar novos marcos e elevar o Terminal de Cruzeiros do Mindelo a novos patamares de excelência.”
Por sua vez, o Presidente e CEO da Global Ports Holding, Mehmet Kutman, disse estarem bastante satisfeitos por colaborar com a ENAPOR neste projeto transformador. “A nossa experiência em operações de terminais de cruzeiros e desenvolvimento sustentável está perfeitamente alinhada com a visão de Cabo Verde de elevar a sua posição na indústria global de cruzeiros. Juntos, pretendemos criar um destino de classe mundial que celebre o charme e a vibração únicos de São Vicente e Santo Antão.”
A Global Ports Holding é considerada a maior operadora de portos de cruzeiros do mundo, com presença estabelecida nas regiões das Caraíbas, Mediterrâneo e Ásia-Pacífico. Fundada em 2004 como um operador independente de portos de cruzeiros, a GPH ocupa uma posição única no panorama dos portos de cruzeiros como a marca líder mundial em portos de cruzeiros. A GPH opera 32 portos de cruzeiros em 19 países, prestando serviços a mais de 20 milhões de passageiros de cruzeiros anualmente.
Espera-se que este desenvolvimento impulsione o tráfego de passageiros no TCM, promovendo simultaneamente o crescimento económico e as oportunidades de turismo no país.