News
Follow the most important events here
Nota de Esclarecimento
16/04/2020
Na sequência da notícia veiculada pela Televisão de Cabo Verde, no Jornal da Tarde de hoje, 16 de Abril, que faz referência à falta de cumprimento das medidas de distanciamento social, principalmente no seio dos colaboradores de Mão-de-obra portuária do Porto Grande do Mindelo, a ENAPOR esclarece o seguinte:
1. Sendo a saúde e o bem-estar dos trabalhadores portuários uma grande prioridade da empresa, a ENAPOR reitera que as medidas de prevenção em relação ao Novo Coronavírus - COVID-19, recomendadas pelas Autoridades Nacionais e pela Organização Mundial da Saúde - OMS estão a ser amplamente divulgadas na empresa e todas as condições estão criadas para o seu cumprimento.
Para as operações de descarga dos pesqueiros, pelo contexto atual, têm sido tomadas as seguintes medidas:
· Descontaminação por pulverização dos convés dos navios todos os dias antes do início dos trabalhos;
· Proibição de contactos entre os tripulantes e os trabalhadores portuários;
· Constituição de ternos com o mínimo de pessoal exigível , procurando-se garantir, toadavia, uma produtividade mínima;
· O uso obrigatório de máscaras;
· Recurso a reforços policiais e mesmo do exército para disciplinar e salvaguardar o distanciamento social;
· Implementar o mais rápido possível o serviço de recrutamento (chamadas) pela via de SMS;
· Medição da temperatura dos trabalhadpres portuários antes e depois das operações para triagem daqueles que porventura possam apresentar sintomas de gripe ou resfriado;
· Proibição de saída de pescado do porto, estando assegurada a intervenção da polícia marítima e fiscal.
2. Todos os esforços estão a ser feitos para evitar a aglomeração de pessoas, mas é importante referir que, com a paralisação de vários sectores de atividade económica, nomeadamente a construção civil, o porto passou a ser a única fonte de busca de sustento para muitas pessoas. Assim, dezenas de trabalhadores informais dirigem-se diariamente às nossas instalações à procura de trabalho. Sendo trabalhadores informais, sem vínculo com a empresa e, portanto, trata-se de uma situação nova, razão pela qual estarmos a desenvolver todos os esforços para garantir o distanciamento social recomendado.
A ENAPOR reitera o seu compromisso em garantir o cabal cumprimento das medidas de prevenção no combate ao Covid-19, um compromisso que deve ser assumido por todos as entidades envolvidas neste processo.
Os portos são essenciais para manter as ilhas de Cabo Verde abastecidas. Todos nós temos responsabilidades e desempenhamos um papel importante no combate à disseminação do novo Corona Vírus Covid-19. Aproveitamos ainda esta oportunidade para agradecer os parceiros desta batalha, nomeadamente os profissionais das Delegacias de Saúde, da Protecção Civil, dos Bombeiros, da Polícia Nacional e das Autoridades Marítimas.
Conselho de Administração