News
Follow the most important events here
Infraestruturas Portuárias e Mercado Internacional em debate no Cabo Verde Ocean Week
27/11/2019
A segunda edição do Cabo Verde Ocean Week arrancou no dia 25 de Novembro e no programa estão previstas uma série de actividades que visam elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a essência, a importância e a sustentabilidade dos Oceanos.
Ontem, dia 26, o auditório da Academia JotaMonte foi palco de um Painel sob o tema “Infraestruturas Portuárias e Mercado Internacional: Perspectivas”, moderado por José Correia, Coordenador do Projecto da Zona Económica Espcial de Economia Marítima de São Vicente, que contou com a intervenção do PCA da Enapor, Jorge Pimenta Maurício, a Presidente da DOCAPESCA, Teresa Coelho, o CEO e fundador do Grupo ADS, Samba Bathily, do Mali, do Chefe Adjunto da Divisão do Serviço Nacional de Informação e Dados Marinhos do Ministério dos Recursos Naturais da China, Duan Xiaofeng e do Director Associado da INESC Tec de Portugal, Vladimiro Miranda.
Na sua intervenção, Jorge Maurício falou da relevância dos Portos para um país arquipelágico e lançou dados que revelam a importância da empresa e sua responsabilidade socioeconómica para o Cabo Verde. Ressaltou ainda a relevância de se pensar o desenvolvimento portuário a longo prazo.
“Os portos dificilmente crescerão mais que a população ou o PIB do seu país, mas nós queremos crescer e só podemos fazê-lo à custa do mercado portuário internacional, através do transbordo de mercadorias, principalmente contentores, mas isto requer infraestruturação e espaços dedicados, automatizados e que satisfaçam a cadeia logística e de transporte global”.
Para o PCA da ENAPOR, é urgente que se faça a transição do sistema portuário tradicional para o sistema moderno se se quer alcançar mais e melhores resultados. E avançou ainda as medidas da empresa neste sentido, com realce para os investimentos tecnológicos.
“As nossas prioridades de investimentos estão e serão sempre alinhadas com os tráfegos que nos trabalhamos: tráfego de cruzeiros – terminal de cruzeiros, tráfego de pescado – entrepostos frigoríficos e outros infraestruturas que satisfaçam a frota de navios de pesca, transbordo de contentores, que tem uma perpectiva macro económica importante para o país, embora não tenha ainda alcançado a escala desejada, o que nos temos planeado é construir, no âmbito da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente, um terminal de transshipment de contentores”, adiantou o PCA da ENAPOR.
Em jeito de remate, Jorge Maurício lançou para a discussão a questão: Deverá ser a economia a seguir as infraestruturas ou as infraestruturas a seguirem a economia?
“Pessoalmente defendo, e de forma inequívoca, que a economia segue as infraestruturas por isso que nós continuamos com planos ambiciosos, continuamos a investir nas infraestruturas portuárias, a progredir, a crescer e a fazer Cabo Verde crescer”, terminou.
Teresa Coelho, da DOCAPESCA, partilhou a experiência portuguesa no desenvolvimento do sector portuário, apresentando os resultados das estratégias em prática pela DOCAPESCA.
O Director Associado da INESC Tec de Portugal, Vladimiro Miranda, trouxe para o debate uma importante vertente do desenvolvimento portuário, a vertente tecnológica e lançou para a discussão a questão do surgimento de um novo conceito: o ‘Porto 4.0’.
O Sr. Duan Xiaofeng, que participou no desenvolvimento do projecto da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente, falou dos desafios de inserção na economia mundial e na importância de transformar os Portos de Cabo Verde numa plataforma logística no Atlântico Medio.
Já o CEO do Grupo ADS, Samba Bathily, um dos mentores do projecto Flaoting Music Hub que deverá nascer na Praia do Ex-Cais da Alfândega, em Mindelo, Cabo Verde beneficia de uma posição estratégica, mas que pouco ou nada tem tirado proveito.
“É preciso criar um ambiente legal que atrai negócios, Cabo Verde poderia atrair muitos negócios se melhorar as questões legais”, afirmou Bathily. Para este business man, o país tem potencial para ser uma grande plataforma no médio Atlântico.
Samba Bathily congratulou-se com a criação da Zona Económica Especial Marítima da São Vicente que acredita irá trazer vantagens para a ilha.
A programação do Cabo Verde Ocean Week continua até o dia 29 de Novembro, com destaque para os painéis que versam temas importantes para o sector marítimo.